Alcino Eduardo Bonella
Publicado: 15/05/2018 - 15:54
Última modificação: 27/11/2019 - 11:37
Dois dos meus principais interesses de pesquisa no momento estão em ética aplicada e em metaética. No caso da ética aplicada, estudo e aceito projetos que investiguem, à luz da ética filosófica, problemas sociais (tais como: ligados aos direitos humanos, ao meio ambiente e aquecimento global, e aos animais) e problemas em medicina e saúde (tais como: eutanásia, aborto, ética na pesquisa; biotecnologias). Em meatética, o estudo de questões filosóficas de segunda ordem sobre a ética e a moralidade, interessa-me, a aceitaria de bom grado projetos, sobre as teorias realistas naturalistas, realistas não-naturalistas, expressivistas, e teorias mistas, assim como em epistemologia moral. Também aceitaria estudos sobre as primeiras abordagens, como a emotivista e prescritivista.
Com menos ênfase e menor interesse, aceito projetos sobre éticas normativas as mais usuais, como a deontologia (p. exemplo, Kant) e o utilitarismo (p. exemplo, Mill), incluindo o interesse pelas versões contemporâneas destas teorias (p. exemplo, Rawls, Brandt, McMahan). Também consideraria, mas neste caso como exceção, projetos em Filosofia da Religião (argumento a partir do mal, ética e religião).
Como é comum no Brasil que os projetos se baseiem em interpretação e análise de autores, aconselho que, se este for o caso, que tal tipo de método seja vinculado ao(s) problema(s) filosófico(s) e ao(s) argumento(s) mais interessante para a ética como disciplina autônoma. Para contato formal é necessário saber inglês, e redigir um texto sucinto sobre: o problema a ser estudado, os objetivos da pesquisa, a bibliografia essencial do projeto e da pesquisa.