Edital de Seleção 2026

Seleção para ingresso no Mestrado e Doutorado 2026
por Anselmo Ferreira
Publicado: 16/09/2025 - 12:20
Última modificação: 10/12/2025 - 23:00
Tipo de Edital: 
Ingresso
Modalidade: 
Mestrado
Doutorado
Público-alvo: 
Estudante
Comunidade externa

As inscrições ocorrerão entre os dias 20 e 23 de outubro de 2025.

*****

Orientações para os candidatos ao MESTRADO:

Os candidatos deverão enviar para o endereço eletrônico mestrado.ppgfilufu@gmail.com (com cópia para coordena.ppgfilufu@gmail.com) a documentação abaixo em formato PDF, cópias legíveis e sem cortes, sendo um arquivo PDF para cada item desta lista (exceto os itens 1 e 9, que devem ser envidos como arquivo único). Indicar no assunto do email Inscrição Seleção 2026-1:

1. Ficha de Inscrição (conforme o anexo 1 do Edital). O arquivo editável está disponível juntamente com o check list. Enviar os itens 1 e 9 da lista (ficha de inscrição e check list) como arquivo único.

2. Cópia do Projeto de Pesquisa, sem a identificação do candidato (conforme o anexo 3 do Edital);

3. Cópias legíveis do Registro civil (certidão de nascimento ou casamento); Documento de identidade; comprovante de quitação eleitoral; CPF; Certificado de reservista, se do sexo masculino;

4. Cópia legível, frente e verso, do Diploma de Graduação (ou atestado ou certidão de conclusão do curso de Graduação ou atestado de possível concluinte);

5. Currículo atualizado, gerado na plataforma Lattes do CNPq, acompanhado da cópia legível dos documentos comprobatórios;

6. Homologação da autodeclaração conforme item 2.4 e 2.4.1, no caso de inscrição na modalidade de vagas: negros (pretos e pardos);

7. Cópia do Registro Administrativo de Nascimento e Óbito de Índios (RANI) ou declaração de pertencimento indígena, no caso de inscrição na modalidade de vagas: indígenas, conforme o item 2.5;

8. O atestado da condição característica, emitido por médico ou junta médica no caso dos candidatos inscritos na modalidade de reserva de vagas para pessoas com deficiência;

9.Check list (conforme anexo 2). O arquivo editável está disponível juntamente com a ficha de inscrição. Enviar os itens 1 e 9 desta lista como arquivo único.

 *****

Orientações para os candidatos ao DOUTORADO:

Os candidatos deverão enviar para o endereço eletrônico doutorado.ppgfilufu@gmail.com (com cópia para coordena.ppgfilufu@gmail.com) a documentação abaixo em formato PDF, cópias legíveis e sem cortes, sendo um arquivo PDF para cada item desta lista (exceto os itens 1 e 9, que devem ser envidos como arquivo único). Indicar no assunto do email Inscrição Seleção 2026-1.

1. Ficha de Inscrição (conforme o anexo 1 do Edital). O arquivo editável está disponível juntamente com o check list. Enviar os itens 1 e 9 da lista como arquivo único.;

2. Cópia do Projeto de Pesquisa, sem a identificação do candidato (conforme o anexo 4 do Edital); 

3. Cópias legíveis do Registro civil (certidão de nascimento ou casamento); Documento de identidade; comprovante de quitação eleitoral; CPF; Certificado de reservista, se do sexo masculino;

4. Cópia legível, frente e verso, do Diploma de Graduação e do Diploma de Mestrado (ou atestado, ou certidão de conclusão do Mestrado emitida pelo órgão competente, ou ata de defesa de dissertação, ou ofício de Programa de Pós-Graduação reconhecido pela CAPES, confirmando o agendamento da defesa de dissertação, com data anterior ao início de março de 2026);

5. Currículo atualizado, gerado na plataforma Lattes do CNPq, acompanhado da cópia legível dos documentos comprobatórios;

6. Homologação da autodeclaração conforme item 2.4 e 2.4.1, no caso de inscrição na modalidade de vagas: negros (pretos e pardos);

7. Cópia do Registro Administrativo de Nascimento e Óbito de Índios (RANI) ou declaração de pertencimento indígena, no caso de inscrição na modalidade de vagas: indígenas, conforme o item 2.5;

8. Atestado da condição característica, emitido por médico ou junta médica no caso dos candidatos inscritos na modalidade de reserva de vagas para pessoas com deficiência;

9. Check list (conforme anexo 2). O arquivo editável está disponível juntamente com a ficha de inscrição. Enviar os itens 1 e 9 da lista (ficha de inscrição e check list) como arquivo único.  

****

Verifique bem toda a documentação antes do envio do e-mail.

Muita atenção ao Edital.

Solicitamos a indicação Inscrição Seleção PPGFIL 2026-1 no assunto do e-mail.

No caso de uma eventual retificação da documentação enviada ou inclusão de documentos faltantes (exclusivamente durante o período de inscrições) solicitamos ao candidato a indicação Inscrição Seleção 2026-1 (retificação) no assunto do e-mail.

No dia 27 de outubro de 2025 (até 18 horas) será divulgado o resultado da análise documental, conforme Edital.

AnexoTamanho
Arquivo Ficha de Insrição e Check list14.35 KB
Ícone de PDF Edital de seleção PPGFIL 2025178.79 KB
Ícone de PDF Errata 1_ Obras para a prova escrita50.95 KB
Ícone de PDF Errata 2_Obra 3 da prova escrita_informação adicional46.44 KB
Ícone de PDF Errata 3_ Temas de orientação - Rafael Cordeiro54.47 KB
Ícone de PDF Mestrado/2026_Resultado do deferimento/indeferimento das inscrições57.92 KB
Ícone de PDF Doutorado/2026_Resultado do deferimento/indeferimento das inscrições49.05 KB
Ícone de PDF Deferimento de inscrições_após recursos5.11 MB
Ícone de PDF Divulgação de resultado da análise de projetos_adiada39.76 KB
Ícone de PDF Resultado da avaliação dos projetos - Doutorado48.49 KB
Ícone de PDF Resultado da avaliação de projetos - Mestrado52.55 KB
Ícone de PDF Parecer_ Ariana Araújo Silva41.12 KB
Ícone de PDF Parecer_Caíque Jasley Rosa Nascimento40.99 KB
Ícone de PDF Parecer_Mariana Cristina Bonfim Custódio41.04 KB
Ícone de PDF Informe_Resulado_da_avaliação_de_projetos_após_recursos61.93 KB
Ícone de PDF Informe_Local da prova escrita41.41 KB
Ícone de PDF Portaria_Nomeação_da_Comissão_de_Avaliação53.91 KB
Ícone de PDF Resultado_Prova_escrita_Doutorado45.84 KB
Ícone de PDF Informe_Adiamento_da Divulgação_do_Resultado_Prova_Mestrado39.27 KB
Ícone de PDF Resultado_Prova_escrita_Mestrado52.39 KB
Ícone de PDF Informe sobre publicação do resultado dos recursos_prova escrita39.32 KB
Ícone de PDF Informe_Recurso_de_ Luiza Anselmo40.17 KB
Ícone de PDF Informe_Recurso_de_ Júnior A S Rocha40.36 KB
Ícone de PDF Informe_Recurso_de_ Alexandre D Knoblauch40.12 KB
Ícone de PDF Informe_Recurso_de_ Carla B Nascimento40.3 KB
Ícone de PDF Informe_Recurso_de_ Ayrton M O Pacheco40.42 KB
Ícone de PDF Informe_Recurso_de_ Ariana A Silva40.2 KB
Ícone de PDF Informe_Recurso_de_ Arthur F F Alves40.15 KB
Ícone de PDF Informe_Recurso_de_ Marcos R Fonseca40.17 KB
Ícone de PDF Resultado_prova_escrita_após recursos_ Mestrado52.3 KB
Ícone de PDF Resultado_prova_escrita_após recursos_ Doutorado45.67 KB
Ícone de PDF Resultado_pontuação_de_currículo_Doutorado43.9 KB
Ícone de PDF Resultado_pontuação_de_currículo_Mestrado47.15 KB
Datas Importantes: 
Período de inscrição 20/10/2025 - 00:00 à 23/10/2025 - 23:45